FANDOM


Capitão Átomo
C
Informações Gerais
Espécie Humano
Identidade civil Nathaniel Allen Adams
Idade 14 de agosto, 1929 - ?
Afiliações Os Vigilantes
Poderes e Habilidades
Detalhes

Capitão Átomo é o alter-ego de Nathaniel Adams, um homem que, devido a um acidente nuclear, foi levado para fora do reino físico da matéria e retornara com poderes semidivinos, incluindo fora sobrehumana, telecinese, a habilidade de teleportar a si mesmo e a outros a distâncias planetárias e interplanetárias, controle sobre a matéria em um nível subatômico, e clarividência. Ademais, ele percebe o passado, o presente, e o futuro como acontecendo simultaneamente, mas, acredita, pelo menos, que não pode agir baseado nesse conhecimento por suas ações e reações estarem atreladas e predeterminadas pelos eventos cronológicos do presente.

Mesmo com seus apoiadores militares o declararando um superherói, Nathan acabou por se tornar cada vez mais desinteressado nos assuntos humanos, a despeito de sua importância na Guerra Fria, sendo incapaz de se conectar com os outros (principalmente com seu interesse amoroso, Eve, a segunda Sombra da Noite). Como muitos de seus confrades, aparenta ter transtorno de personalidade, esquizóide, no caso, caracterizada pela reclusão e voluntário retiro da socialização em detrimento de relacionamentos intersociais.

CaráterEditar

Sendo um indivíduo superpoderoso, é irônico que a vida de Adams/Átomo tenha sido direcionada por outros; sua carreira tendo sido forçada sobre si por sei pai, seu relacionamento tendo tido a iniciativa de Eve, e suas ações futuras, em maioria, determinadas pelos interesses do governo e do Pentágono, como se ele próprio não se importasse com o que estaria fazendo. Por ver o passado-presente-futuro simultaneamente, fazia as coisas simplesmente pela necessidade de serem feitas.

Após sua transformação Nathan começou a experienciar o tepmo de forma não-linear, quântica, sendo sugerido que ele está ciente e experienciando todos os momentos de sua vida ao mesmo tempo. Nathan não é onisciente; ele permanece confiante em seu intelecto e experiência sensorial para chegar a conclusões, mas o alcance de seus dados sensitivos foram abruptamente estendidos, em proporção inversa a diminuição de suas capacidades emocionais. Isso faz com que ele frequentemente chegue a conclusões muito distintas das disponíveis para humanos normais.

Sua aparente falta de emoção, no entanto, é mais uma questão de prioridades radicalmente alteradas, que se devem ao abismo colossal de percepção entre Adams e o resto da humanidade. Ele crê em uma visão determinista de eventos, acreditando na insignificância de quase toda ação humana.

Poderes e HabilidadesEditar

Ele é demonstrado como sendo absolutamente poderoso e invulnerável a todo tipo de dano; até quando seu corpo é desintegrado, ele é capaz de reconstruí-lo em questão de segundos, sendo esse o primeiro "truque" que aprendeu. Nathan tem completa ciência e controle sobre partículas atômicas e subatômicas, sendo capaz de ver até mesmo nêutrons. Ele também é omnicinético. Não precisa de ar, água, comida, ou sono, sendo imortal. Pode teleportar a si mesmo e outros através de distâncias ilimitadas, uma habilidade que Kord apelidou de Transferência Atômica. Graças a sua percepção do tempo, ele vê o passado, o presente, e o futuro simultaneamente, sendo capaz de observar eventos tão minúsculos e rápidos que poderiam ser ditos como nunca tendo acontecido.

Mesmo que Cannon tivesse sido a segunda pessoa mais perigosa de seu tempo, como o próprio Nathan observa, "...o homem mais inteligente do mundo não é uma ameaça maior para mim do que o cupim mais inteligente". Em adição a esses poderes, Nathan é capaz de atravessar qualquer parte de seu corpo através de objetos sólidos sem o danificar, produzir múltiplas cópias de si mesmo que funcionam independentemente, projetar energia destrutiva, desintegrar pessoas, criar campos de força, transmutar, criar, e destruir matéria, mover objetos sem fisicamente os tocar (telecinese), reverter entropia, e, como ele sugere, seria capaz de destruir os mísseis nucleares soviéticos ao mesmo tempo que destruind toda a Rússia. Como resultado de todas essas habilidades, o Capitão torna-se figura importante durante a estratégia americana da Guerra Fria.