FANDOM

Magneto
Magneto1
Informações Gerais
Espécie Mutante
Identidade civil Erik Lensherr (?)
Idade 30 de janeiro, 1933
Afiliações Irmandade dos Mutantes
Poderes e Habilidades
Detalhes
Jamais houve um escravo que não escolheu ser um escravo. A escolha pode ser entre as correntes e a morte, mas ela está sempre lá.

Magneto é o alter-ego do homem que diz chamar-se Erik Lensherr, um mutante poderoso cuja habilidade é gerar e controlar aspectos do espectro eletromagnético. Magneto vê os mutantes como evolutivamente superiores aos humanos, rejeitando a possibilidade de uma coexistência pacífica; ele visa conquistar o mundo para permitir que mutantes, a quem chama de Homo superior, substituam os humanos como espécie dominante.

É um dos personagens de X-Men (NMU), por vezes o antagonista, opondo-se aos X-Men de Charles Xavier.

CaráterEditar

A personalidade de Magneto possui todos os traços que caracterizam um complexo de messias. Bem cedo em sua vida, foi ensinado a ser um lutador. Seu pai nutriu este desejo que apenas foi reforçado quando os nazistas invadiram a Polônia. Ver seu pai lutar e morrer não o fez avesso a conflito. Ao invés, o fez perceber a importância do poder e a necessidade de sobrepujar seus inimigos. Isto também o fez ver o constraste entre fraco e forte. Os nazistas eram fortes e foram capazes de oprimir os fracos. Por ser visto como fraco, o jovem Magneto foi incumbido com a necessidade de ser forte, e seus poderes mutantes o permitiram que o fizesse.

Tendo sido profundamente impactado pelas atrocidades do holocausto, Erik naturalmente buscou entender a brutal natureza. Sua mente inteligente o permitiu estudar, observar, e documentar a natureza do conflito humano. Entretanto, as cicatrizes do holocausto a raiva que ele sente por aquilo que foi feito a sua família o leva a ver todo conflito humano como sinais da defeituosidade da espécie. Para ele, é também neste ponto que entra em cena seu poder. Ele possui o poder que muitos outros não. Ele é um dos mutantes mais poderosos do planeta graças as suas habilidades. Portanto, enquanto vê os humanos como fracos, vê sua própria gente como algo a mais. Isso ajudou a enraizar uma mentalidade de nós-contra-eles no homem, uma que constantemente molda e guia suas ações. Juntamente com seus instintos de combate o levaram a colocar a responsabilidade de confrontar o conflito humano sobre si. Assim, o complexo de messias é o âmago de quem Magneto é.

É por causa deste complexo de messias em adição a sua inteligência que ele é capaz de se tornar tão poderoso líder para os mutantes. Ele não só tem as habilidades para se carregar através de conflito, como tem o carisma para angariar outros para sua causa. De certa forma, sua causa é uma resposta natural ao que ele experienciou no holocausto. É fortemente motivado a prevenir outra atrocidade como essa de acontecer à raça mutante. Como alguém que estudou mutação tão completamente, ele argumenta que mutantes são a evolução do homem, e são supostos serem um avanço em níveis onde a humanidade falhou. Para ele, é apenas uma questão de tempo até que a humanidade acabe. Qualquer esforço para prevenir isto apenas atrasa o processo evolutivo, deixando a porta aberta para mais ódio humano como o do holocausto. É simplesmente algo que Magneto não permitirá, justamente por isso adotando um título como esse, se distanciando da humanidade e se tornando único.

Essa distância permite que ele veja humanos como insetos. Não tem remorso em os machucar da mesma forma que homens não tem remorso em machucar formigas. Isso é suplementado pela profunda raiva que sente pela humanidade, os culpando por todo seu sofrimento, por vezes até não pensando racionalmente a despeito de seu intelecto. Apesar, sua raiva jamais é cega, ela é focada e canalizada na direção da raça humana, de modo que persistirá enquanto ver o defeito humano como responsável por suas atrocidades. Combinado isto com seus poderes mutantes, Magneto é uma força de difícil oposição.

HabilidadesEditar

MutaçãoEditar

Magneto pode criar, moldar, e manipular eletromagnetismo, este sendo responsável por quase todos os fenômenos físicos observáveis aos sentidos humanos, incluindo a luz e outras radiações eletromagnéticas, toda a química, a maior parte da mecânica (excluindo a gravitação), e, é claro, magnetismo e eletricidade. Graças a versatilidade da eletricidade (eletrocutação, geração de calor, controle tecnológico e mental, e eletrólise) e do magnetismo (manipulação do metal, levitação magnética, manipulação atômica, e atração e repulsão), esta mutação permite variados usos em combate.

É capaz de criar, moldar, e manipular a gravidade, fenômeno natural pelo qual todos os corpos físicos se atraem, e gravitons, partículas elementares hipotéticas que mediam a força da gravitação. Com isso, Magneto pode manipular a gravidade para que o ambiente seja muito "pesado" ou "leve", causando a "queda" de objetos em direção a outros ao invés da Terra ("indução de nexo"), achatamento de objetos, e geração de buracos negros em miniatura que comprimem objetos ao infinito. Pode, desta forma, atrair e repelir matéria e energia a despeito de sua massa ou mover objetos de maneira similar a telecinese. Usos ofensivos deste poder incluem repelir pessoas ou objetos com força suficiente para partir praticamente qualquer coisa, aumentar a gravidade para esmagar ou imobilizar oponentes, diminuí-la para os fazer indefesos, ou cercar o próprio corpo com um campo gravitacional capaz de amplificar a força física. Usos defensivos incluem criar um campo de força gravitacional para repelir todo tipo de ataque ou ancorar a si mesmo no chão.

Tem a habilidade de manipular a força nuclear forte que mantém juntos os núcleos de átomos, assim fazendo objetos se desintegrarem ou incorporando prótons/nêutrons do ambiente em elementos químicos e vice-versa. Isso efetivamente permite que Magneto controle reações e moções atômicas.

Ademais, pode manipular a força de interação fraca, esta que causa radiação e é creditada por ser o motivo pelo qual o Sol pode prover energia a Terra. Através deste poder, Magneto é capaz de gerar e controlar diferentes tipos de radiação. Em contraste com eletromagnetismo e a força nuclear forte, a força de interação fraca é tal que partículas e anti-partículast podem ter suas cargas violadas, possibilitando um processo de espalhamento e espelhamento de paridade, e uma reversão temporal desta mesma.

EquipamentoEditar

ElmoEditar

O elmo de Magneto permite que ele se torne completamente imune a todos/quaisquer fenômenos psíquicos independente de sua natureza e origem (natural, sobrenatural, mágica, tecnológica,etc.). Sua mente não pode ser controlada, danificada, lida, influenciada, emulada, alterada, detectada, ou comunicada com. Simplesmente falando, a mente do senhor do magnetismo não pode ser adentrada ou afetada em qualquer sentido, tornando-o perfeitamente imune a quaisquer efeitos/habilidades relacionadas a mente.